O Memorial

O Memorial Martim Lutero é o primeiro cemitério parque do Estado e uma das necrópoles mais antigas da capital dos gaúchos.

Foi fundado em 1852 por imigrantes alemães que começaram a chegar ao Brasil no ano de 1824. As primeiras levas que se estabeleceram no Estado deram início à construção de instituições, que atendessem as suas tradições e os seus valores. É dentro deste contexto, que constituíram o Memorial Martim Lutero, até recentemente chamado Cemitério Evangélico; e o Hospital Moinhos de Vento, designado primeiramente como Hospital Alemão.

Desde então, o Memorial dedica-se à missão de acolhimento aos enlutados e à guarda dos restos mortais e da memória de seus familiares.

Está situado numa região privilegiada, próximo ao centro de Porto Alegre. A arte fúnebre abrigada no Memorial registra em lápides, esculturas, criptas e mausoléus, a memória de cada pessoa nele sepultada. Esta obra combinada com a natureza presente em todo o parque transforma-o no mais belo cemitério parque do estado.

O Memorial oferece os serviços de velório, sepultamento, guarda de restos mortais e cremação. É um espaço aberto para toda a comunidade, independente de credo ou etnia, venha nos visitar!